Covestro e Purcom: Parceria para formulações com baixa pegada de carbono
Para a Covestro, a transição rumo à economia circular somente será possível por meio de parcerias entre diferentes players, sejam eles da indústria, governo ou sociedade civil. Com sua visão empreendedora, a empresa vem promovendo a circularidade por meio de sua estratégia “Futuro Sustentável”.
De sua mais recente colaboração, com a Purcom, maior casa de sistema de poliuretano independente da América Latina, nasce uma solução que une o MDI ‘mass balance’ certificado1 da Covestro à resina de poliuretano de base de fontes renováveis Pugreen, da Purcom, entregando um sistema que atende aos mais exigentes requisitos de performance e eficiência com uma importante redução de recursos fósseis e, consequentemente, emissões de CO2.
“A substituição de matérias-primas de origem fóssil na fabricação dos poliuretanos é uma pedra fundamental para avançarmos rumo à neutralidade climática e a economia circular. Esta parceria com a Purcom é uma excelente forma de mostrar as infinitas oportunidades no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis que atendam nossos clientes em qualidade e performance, reduzindo os impactos ao meio ambiente”, comemora André Borba, gerente de marketing e vendas do segmento Performance Materials, Covestro Latam.
Covestro e Purcom trabalham juntas há mais de 20 anos, sempre com foco em soluções inovadoras e sustentáveis para os mercados em que atuam. O desenvolvimento mais recente resulta em uma formulação que traz um alto componente de sustentabilidade como diferencial, atendendo à crescente demanda por materiais que aliam alta performance com baixa pegada de carbono.
“A soma das expertises da Covestro e Purcom entrega à indústria da transformação uma resina promissora que garante desempenho e sustentabilidade, colaborando assim para o mercado de baixo carbono”, destaca Giuseppe Santanchè, CEO da Purcom Química.
Avançando em soluções de baixo carbono
Do lado da Covestro, o MDI ‘mass balance’ com conteúdo de fontes renováveis, neste caso ‘bio-based’, garante redução mínima de 40% na pegada de carbono. O produto, que faz parte do portfólio ‘CQ’ de soluções circulares da empresa, traz a importante certificação ISCC PLUS2, garantindo a sustentabilidade da origem da matéria-prima.
Do outro lado, a Purcom, com sua ampla gama de iniciativas sustentáveis; como o agente de expansão Ecomate, solução mais sustentável e homologada pela ONU, lançou o Pugreen, conceito inovador de resina de poliuretano com alto conteúdo de fonte renovável. Especificamente para o mercado de poliuretano, a Purcom já incorporou o poliol de fonte renovável às suas formulações tradicionais e vem trabalhando no processo de certificação do mesmo, que deve ocorrer ainda em 2023.
Voltado ao mercado de compósitos, o Pugreen necessita apenas de pequenas adaptações de baixo investimento aos atuais processos dos transformadores, como equipamentos ou readequação de máquinas, além de atender com segurança aos requisitos específicos de aplicação para produtos que utilizam materiais compósitos reforçados com fibra de vidro, carbono, aramida e naturais.
Além das características de sustentabilidade desta nova formulação, ela também oferece aos transformadores importantes marcadores de performance, contração zero, alto alongamento a ruptura, alto HDT, sistema de cura diferenciado. O produto dispensa o uso de solvente, é inodoro e possui alta resistência ao impacto e fadiga.
1 O MDI (diisocianato de difenilmetano) é produzido com base no conceito de balanço de massa, a partir de matérias-primas alternativas oriundas de resíduos da própria indústria química, que são atribuídos matematicamente aos produtos.
2 A certificação ISCC PLUS contribui para processos produtivos e mercados mais sustentáveis, incentivando cada vez mais a participação de entidades da cadeia de suprimentos. Em âmbito local, a certificação ISCC pode trazer relações de trabalho mais justas, processos mais eficientes e redução de emissões de gases de efeito estufa, além de ampliar as possibilidades para o mercado internacional, principalmente o Europeu.
Sobre a Covestro:
A Covestro é um dos principais fabricantes mundiais de materiais de polímeros de alta qualidade e seus componentes. Com seus inovadores produtos, processos e métodos, a empresa ajuda a melhorar a sustentabilidade e a qualidade de vida em muitas áreas. A Covestro fornece para clientes do mundo todo em indústrias cruciais como mobilidade, construção e decoração, além dos setores elétrico e eletrônico. Além disso, os polímeros da Covestro são usados em setores como de esportes e lazer, cosméticos e saúde, além da própria indústria química.
A empresa tem o compromisso de se tornar totalmente circular e está trabalhando para atingir a neutralidade climática até 2035 (escopos 1 e 2). A Covestro gerou 18 bilhões de euros em vendas no ano fiscal de 2022. No fim de 2022, a empresa tinha 50 unidades de produção no mundo todo e empregava aproximadamente 18 mil pessoas (em jornada integral).
Para mais informações, acesse www.covestro.com
Declarações prospectivas
Este boletim de imprensa pode conter declarações prospectivas baseadas nas suposições e previsões correntes feitas pela Covestro AG. Diversos riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem levar a diferenças materiais entre os resultados futuros reais, a situação financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da empresa e as estimativas aqui apresentadas. Esses fatores incluem os discutidos nos relatórios públicos da Covestro, que estão disponíveis em www.covestro.com. A companhia não assume qualquer responsabilidade por atualizar tais declarações prospectivas ou ajustá-las a eventos ou desenvolvimentos futuros.